Ao longo das mentorias, os 140 jovens que participam do Projete aprendem sobre educação financeira, empreendedorismo, empregabilidade, desenvolvimento profissional e cidadania. Com a mente recheada de novos conteúdos e borbulhando novidades, chegou a hora de colocarem em prática o que viram. Nos últimos encontros, os jovens planejaram projetos sociais que serão apresentados à comunidade entre 12 e 20 de outubro. Onze ideias que nasceram durante o Projete irão colaborar com dezenas de pessoas. Confira a agenda das ações e participe:

Dia do Sorriso na Casa do Vovô
Data:
12 de outubro (sábado)
Horário:
às 14h30
Local:
Casa do Vovô (rua Tapajós, 2847)
Ação:
O projeto tem o propósito de direcionar atenção aos idosos. Neste dia, o grupo vai levar diversão, lazer e mantimentos para os moradores da casa. A equipe levantou que muitos dos residentes não têm a atenção da família. A intenção é que pelo menos em um dia “vovôs e vovós” recebam o carinho e a dedicação dos jovens.


Revitalizando Vidas
Data: 12, 13 e 20 de outubro
Horário: 12/10 (sábado), após às 13h30, 13/10 (domingo), o dia todo, e 20/10 (domingo), das 8h às 12h
Local: Praça do Papa (rua Dom Luís do Amaral Mousinho), Jardim Paulistano
Ação: O grupo irá revitalizar o espaço (Praça do Papa) com pintura, manutenção e melhorias do parquinho e plantio de árvores. O local foi escolhido pelo valor histórico e cultural. O Revitalizando Vidas será realizado em duas etapas: a primeira será a revitalização e a segunda ocorrerá em um dia especial, voltado às crianças, já que em outubro é celebrado o mês dos pequenos.  Em 20/10 terá pula-pula, pipoca, picolés, apresentação de capoeira e também pintura facial.



Grupo APA – Ansiedade Precisa de Atenção
Data:
14, 16 e 17 de outubro (segunda, quarta e quinta-feira)
Horário:
sempre às 10h10, durante o intervalo
Local:
Escola Estadual Eugênia Vilhena de Morais (rua Abílio Sampaio, 900, Vila Virgínia)
Ação:
É um projeto baseado no transtorno de ansiedade. A equipe promoverá rodas de conversa para discussão e reflexão sobre o tema.

Cara a Cara
Data:
18 de outubro (sexta-feira)
Horário:
período da manhã
Local:
Escola Estadual Eugênio Vilhena de Morais (rua Abílio Sampaio, 900, Vila Virgínia)
Ação:
O Projeto realizará uma dinâmica na unidade escolar.  Serão mostradas imagens de pessoas que fazem parte de uma minoria da sociedade. Com algumas sugestões feitas pelo grupo, os participantes terão de adivinhar qual profissão a pessoa exerce. A atividade foi desenvolvida porque mesmo no século XXI, ainda vivemos em uma sociedade repleta de preconceitos. O objetivo do projeto é fazer com que as pessoas reflitam um pouco sobre o prejulgamento imposto.

Projeto do Bem
Data:
18 de outubro (sexta-feira)
Horário:
às 13h30
Local:
Creche Alvorada (rua Alfredo Baldo, 41, Jardim do Trevo)
Ação:
A iniciativa consiste em proporcionar um dia feliz e diferenciado para as crianças de uma creche. O Grupo vai realizar dinâmicas, brincadeiras e atividades, além de um café da tarde. Para o projeto acontecer, a equipe arrecadou dinheiro com a venda de rifas de uma cesta de chocolates. A atividade foi desenvolvida para contribuir de alguma forma com a vida das crianças carentes, levando esperança e felicidade para aquelas que talvez não tenham. Além de poderem celebrar o Dia delas.

Ação de Amor
Data:
19 de outubro (sábado)
Horário:
às 10 horas
Local:
Centro
Ação:
O projeto será uma intervenção/ação social em locais públicos, com o intuito de analisar a reação das pessoas perante uma encenação de violência contra mulheres. O grupo é composto por sete integrantes e seis voluntários. Em momentos distintos, dois homens (voluntários que são atores em formação) irão encenar um ato de violência contra duas mulheres voluntárias (também atrizes em formação). Logo após a atividade, a equipe irá avaliar a reação das pessoas diante da situação. Haverá estudo, auxílio e ajuda profissional de uma ONG para que, assim, seja possível o time dialogar e orientar as pessoas em cada situação/reação.

Dia do Empoderamento Feminino
Data: 19 de outubro (sábado)
Horário: das 10h30 às 13h30
Local: ONG Casa da Mulher (rua Barão do Amazonas, 1065)
Ação: O projeto será um dia de empoderamento feminino com uma palestra da jornalista Fran Spadari que falará sobre a capacidade e o poder da mulher no mercado de trabalho de uma forma geral e fatores importantes para o tema. A atividade também contará com desfile, maquiagens e coffee break.

Educando a Mente
Data:
19 de outubro (sábado)
Horário:
16 horas
Local:
Salão Social da AABB (avenida Portugal, 3035, Jardim Botânico)
Ação:
O projeto será uma divertida viagem ao tempo com uma intervenção teatral com o propósito de despertar todos os sentimentos dos estudantes, dos pais e de todas as pessoas presentes. A intenção do “Educando a Mente” é conscientizar os pais e responsáveis sobre valor da educação e a importância da saúde mental e da autonomia do estudante, principalmente nos períodos de vestibular e de escolha da carreira profissional. A iniciativa terá uma dinâmica surpresa relacionada ao tema para os convidados, além de sorteios de rifas.

Sarau Elo de Gerações
Data:
19 de outubro (sábado)
Horário:
às 16h30
Local:
Coreto da Praça XV, Centro
Ação: O projeto é um sarau, “Elo de gerações”, que tem o intuito de promover um encontro entre gerações para que seja amenizado o preconceito entre ambos. O tema para definir a iniciativa foi: “a geração conservadora de hoje, foram os revolucionários de ontem”. A atividade irá abordar assuntos que ainda são tabus na sociedade moderna como: ansiedade, preconceito e abuso contra as mulheres.Também haverá coffe break e uma roda de conversa com os participantes.

Rotas de Empatia
Data:
19 de outubro (sábado)
Horário:
das 9h às 13h
Local:  
diferentes linhas de ônibus da cidade
Ação: O projeto irá ocorrer dentro de linhas/itinerários de ônibus, com o intuito de levar uma mensagem de conforto aos passageiros, baseado na filosofia de “bondade gera bondade”.  Será entregue um objeto/lembrança a todos os passageiros que ouvirem a mensagem para que, assim, repassem o objeto para alguém que gostem, seja a uma pessoa que vive ansiosa, um filho, a mulher, entre outros. Os assuntos abordados serão: ansiedade, abuso contra mulher e preconceito.

Abrace sua escola
Data:
19 de outubro (sábado)
Horário:
das 9h às 13h10
Local:
Escola Estadual Professor Paulo Cesar Carniel Giovannetti (rua Senador Teotonio Vilella, 1950, Jardim Paiva II)
Ação:
O projeto tem como finalidade abraçar os alunos da unidade escolar promovendo um evento repleto de atrativos que contarão com momento do abraço, brincadeiras, música ao vivo e agradecimentos. Tudo para que a escola seja um lugar de aconchego. A atividade também terá um tempo de diálogo. Nele, o participante poderá se abrir tanto publicamente como individualmente. A proposta é fazer a diferença na vida dos alunos e mostrar que a instituição pode ser um lugar legal e divertido. A ideia surgiu pensando no setembro amarelo (mês de prevenção ao suicídio), com o intuito de compreender o que se passa com as pessoas, ouvir os problemas e tentar ajudar da melhor forma possível.

Blog

Comentários desabilitados.