O evento “Máquina dos Sonhos” reuniu pais e filhos para uma troca de experiências.

Em 28 de setembro, o Projete Alumni – grupo que reúne ex-participantes da iniciativa -, promoveu, pela manhã, na Escola SEB, o evento “Máquina dos Sonhos”. A atividade reuniu pais e filhos para uma troca de experiências. Na ocasião, todos tiveram a oportunidade de entender a importância da comunicação no ambiente familiar por meio de algumas dinâmicas.

A ação foi dividida em três fases. A primeira foi “Peças do Convívio”. Nela, os pais tinham de encontrar partes do quebra-cabeça que tivessem a imagem do rosto de seu filho. Ao unirem as peças encontravam no verso as palavras: amor, respeito, empatia e união. O intuito foi o de demostrar que sem esses quatro componentes, não se consegue um bom convívio familiar.

A segunda etapa destacou a “Comunicação não violenta”, com o propósito da família se comunicar utilizando ferramentas para escutar e respeitar o que cada um falava, podendo ser uma crítica, um elogio, entre outros.

Na última dinâmica, os pais assistiram a um vídeo do filho falando algumas características do ambiente familiar onde vivem. Ao final da exibição os pais escutavam a voz de seu filho, que se encontrava atrás da caixa da “Máquina dos Sonhos”. Nesta hora, cada participante contou um sonho que gostaria que os pais soubessem, apoiassem e participassem.  Para finalizar, o filho aparecia e entregava aos pais um objeto que representasse esse desejo. Os pais também escreveram cartas aos filhos para que fossem abertas quando eles estiverem se sentindo sozinhos.

Segundo Giulia Michelin, coordenadora do Projete Alumni, o evento surgiu após um bate-papo com os jovens sobre as suas vontades. “No primeiro encontro entre os Alumnis foram abordados os motivos que os atrapalhavam para que conseguissem obter desenvolvimento e comunicação. O principal apontamento foi a falta da comunicação com a família e toda a parte emocional que alterava o desempenho profissional. Para ajudá-los, foi criada a “Máquina dos Sonhos”, um evento pensado com o intuito de aproximar os filhos dos pais e proporcionar oportunidades de compartilharem seus sonhos, de forma que quebrassem as barreiras da comunicação”, comenta Giulia Michelin, de 18 anos, coordenadora do Projete Alumni.

“Choro, abraço e muito amor envolvido fizeram parte de um momento de extrema gratidão entre os participantes. Os pais também participaram de uma grande experiência, tiveram a chance de escutarem os filhos com depoimentos emocionados sobre a família e os seus sonhos. Os temas abordados foram: profissões, viagens, a presença dos pais na formatura, entre outros. O encontro foi uma forma ousada de aproximar pais e filhos. O sucesso foi total”, finaliza Jonas Mariano, fundador do Projete Alumni.

Blog

Comentários desabilitados.