Foram 23 sábados de muito aprendizado e transformação pessoal e profissional para os 136 jovens do Projete 2019 que receberam os certificados de conclusão do curso durante cerimônia de formatura. O evento aconteceu em 23 de novembro (sábado), no auditório da Faculdade Estácio. A emoção tomou conta de todos e os sonhos para o futuro estiveram presentes na expressão de cada aluno.

Para celebrar o momento tão especial, o Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto encantou a todos com a apresentação de canções infantis que proporcionaram uma verdadeira viagem ao mundo da magia. Os músicos levaram diversão e cultura ao encontro que reuniu alunos, familiares, voluntários, diretores e coordenadores de escolas públicas e de instituições não governamentais, parceiros e realizadores da iniciativa.

Na ocasião, foram mostrados os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvidos pelas turmas durante o aprendizado com o foco em ajudar o próximo com os projetos sociais que realizaram com diversos públicos e questões. 

Os jovens participaram de 23 encontros, em sete meses de aulas. Todos promoveram trocas de experiências, compartilhamento de histórias e lições sobre educação financeira, empreendedorismo, empregabilidade, desenvolvimento profissional e cidadania.

Depoimentos

Felipe Gabriel Botelho, 16 anos, analisa a trajetória: “foram muitas vivências e momentos de aprendizado As aulas não são convencionais, são trocas de experiências sempre motivadoras, e com apoio e suporte de inúmeras pessoas. Levarei para o resto da minha vida esse ano tão rico. O Projete mudou a minha vida”.  E conclui: “agora vou montar meu currículo e correr em busca de oportunidades profissionais, inclusive com as empresas parceiras”.

Outro aluno também feliz com os resultados de 2019, é Gabriel Hidalgo Monho de 17 anos. “Foi um período magnífico, uma formação além do profissional. Aprendi o que não imaginava, foi perfeito”.

Parceiros

Flávio Henrique Oliveira de Barros, analista de marketing digital e presidente do comitê de responsabilidade sustentável da Consinco comenta como foi o segundo ano da empresa como parceira do Projete. “Sempre acreditamos no poder transformador da educação e o programa se encaixa em tudo o que procurávamos para a formação de jovens no mercado de trabalho. O analista ainda destaca ter atuado como mentor: “Foi gratificante a troca de ideias com os alunos, ensinamos e aprendemos ao mesmo tempo. Uma oportunidade  marcante e, por isso, renovamos por mais um ano a parceria”.

As escolas participantes do Projete também são importantes para o processo de construção dos jovens. Em 2019, uma delas foi a Escola Estadual Irene Dias Ribeiro. A coordenadora Elaine Kaça conta como foi a cerimônia de encerramento, já que pôde reconhecer o crescimento dos estudantes. “Quantas surpresas boas vivenciei nesse encerramento. Senti um orgulho imenso dos nossos alunos e ex-alunos e das apresentações finais. É emocionante relembrar a “carinha” deles. Foi uma energia maravilhosa e muito gratificante ter conhecido o Projete mais de perto”.

Projete em números – Para formar os 136 jovens da turma de 2019, o Projete fez uma seleção com 270 alunos de escolas públicas da cidade. Durante os 23 encontros foram necessários 245 voluntários, que atuaram como mentores nas disciplinas e nos projetos. Mais de cem horas de conteúdos foram trabalhados e 11 projetos sociais beneficiaram centenas de pessoas.

O programa socioeducativo gratuito é fruto de uma parceria empresarial entre as empresas Consinco, Grupo Maubisa, Sicoob Cocred, Reluz, Pwc, Lago-San, Santa Emília Caminhões, Ourofino, Digitalnet, Escola Seb, Supera, Riberball, Urben, Laure, Volpon e Defina Advogados, Valorup, RPCapital, Construtora Stéfani, Agropecuária Uvá e Happening. A ação qualifica alunos do ensino médio de escolas públicas, entre 15 e 18 anos, para o mercado profissional. Nesta edição, o Projete, cumpriu, mais uma vez, o seu propósito: promover um futuro melhor aos adolescentes.

Confira como foi a cerimônia:

https://www.facebook.com/pg/projeteofuturo/photos/?tab=album&album_id=2443393575876981

Blog

Comentários desabilitados.