Saiba qual a importância do voluntariado na formação dos futuros protagonistas sociais e seja parceiro

Em sete anos de atividades em Ribeirão Preto, o Projete –  projeto social que capacita jovens nas áreas de finanças e empreendedorismo para que possam ter um futuro mais promissor, ajudando a transformar as comunidades onde vivem -, realizou 140 mentorias, com uma carga de 486 horas, totalizando 19 turmas e 620 jovens formados que realizaram 30 projetos, com intuito de contribuir com o coletivo. Ao longo desta trajetória já totalizamos 57 empresas patrocinadoras e mais 35 apoiadoras que acreditam na diferença deste trabalho para com a sociedade. Os resultados não param por aí, durante todo este período 862 voluntários colaboraram com o projeto.

A expressividade numérica só ressalta cada vez mais a importância de incluir estabelecimentos em ações e projetos sociais e na disponibilização de funcionários para o voluntariado, gerando uma corrente do bem que contribui para a capacitação de jovens futuros empregados e empregadores, a sociedade, a empresa e a continuidade do Projete. Em tempos como estes, que enfrentamos uma pandemia desestabilizadora para economia e negócios é ainda mais necessário a propagação de empatia e da solidariedade para as pessoas que mais precisam.

Para quem ainda tem dúvidas de como o voluntariado impacta as empresas de forma benéfica tanto na gestão interna quanto na sociedade, vale conferir os números do recente artigo publicado pela multinacional irlandesa Accenture, que fornece serviços profissionais tecnológicos para o crescimento responsável e social de organizações e empresas. O estudo sobre trabalho voluntário realizado em 2015 na Accenture Irlanda/Portugal, com o intuito de possibilitar uma visão futurista sobre o voluntariado em 2020, mostra que 89% dos voluntários relataram aumento de satisfação no trabalho, 87% disseram ter maior orgulho de trabalhar na empresa, 76% afirmaram ter desenvolvido habilidades básicas de trabalho e  17% confirmaram que o trabalho voluntário contribuiu no fortalecimento de relações com clientes. O texto também ressalta que o investimento em trabalho voluntário no Reino Unido chega a 23,9 bilhões de euros, correspondente a 1,5% do PIB (Produto Interno Bruto) Irlandês.

Mas porque investir no voluntariado é tão importante para uma empresa? Além de agregar valores socialmente responsáveis à imagem da empresa e aos funcionários, indiretamente, os empresários podem colher os frutos destas ações com sua contribuição na formação de futuros profissionais, bem como contribuir para o desenvolvimento econômico de forma sustentável e mais igualitária. No caso do Projete, por exemplo, as empresas têm como retorno positivo a descoberta de novos talentos que acabam sendo contratados e crescem juntamente com os negócios.

Ao se tornar parceira do Projete, a empresa também pode fornecer um profissional disposto a compartilhar conhecimento nas mentorias, nas quais os jovens participantes absorvem e contribuem para a troca de aprendizado e, eventualmente, até o fim do cronograma, os participantes que se destacaram podem se tornar jovens aprendizes em um ramo de interesse da empresa participante. Ou seja, ao ser parceiro do projeto, você contribui para a formação de futuros jovens protagonistas sociais e investe em possíveis inovações e contratações no mercado de trabalho. Seja uma parceira empresa do Projete e mude o futuro! #Projeteofuturo #souProjete.

Texto escrito por Bruna Martinelli

Blog

Comentários desabilitados.