Projeto traz profissionais de diversas áreas para debater sobre cursos acadêmicos e o futuro de cada um deles no mercado de trabalho

Decidir o que cursar e qual profissão seguir logo após o ensino médio pode se tornar um momento de grande pressão e incerteza para os jovens. Sabendo dessas indecisões e dificuldades, o Projete Alumni estruturou um novo programa para orientar e apoiar ex-alunos Projete que tem dúvidas sobre o futuro acadêmico. Convidando um participante por rodada, o Projete Sua Trilha tem como intuito realizar lives com profissionais em diversas áreas para conversar com esses jovens e mostrar suas incertezas, dificuldades e indecisões que tiveram ao estar na mesma situação de escolha, mas também debater a importância e os benefícios da graduação.

As transmissões serão realizadas a partir dessa semana, na quarta-feira (22/07) às 18:00 no canal do Youtube do Projete. Estreando o programa, o convidado dessa rodada é o engenheiro José Gabriel Menezes Freitas. Formado em engenharia mecatrônica pela USP São Carlos, José se envolveu em diversas atividades extracurriculares durante a graduação como diretor geral e gestor do núcleo de “Qualidades” na secretaria acadêmica e ter realizado um intercâmbio acadêmico na Alemanha para estudar diferentes disciplinas.

José Gabriel Menezes Freitas

“Espero poder compartilhar um pouco sobre como é a graduação em engenharia, as oportunidades durante e após o curso, além de aprender mais sobre o projeto e a trajetória dos ex-alunos. Também espero responder dúvidas dos participantes”, comenta.

O engenheiro atuou em uma multinacional de T.I (Tecnologia da Informação) por dois anos e, após essa experiência, decidiu mudar totalmente o rumo de sua carreira. Participando do programa Ensina Brasil, que busca formar lideranças no setor através do contato escola pública e lousa, foi professor de matemática em Campo Grande, MS, nos anos de 2018 e 2019 e se apaixonou pela educação. Atualmente, após o fim do programa, é assessor pedagógico e consultor educacional na Letrus, startup de letramento e desenvolvimento de escrita.

“A mensagem que eu gostaria de transmitir aos jovens é que uma graduação pode abrir diferentes oportunidades de carreira e projetos de vida. Independente de curso ou instituição, a universidade é um percurso de autoconhecimento enorme”, conclui José Gabriel.

O debate ainda conta com a participação de dois ex-alunos (Alumnis) do Projete para mediação do entrevistado.

Texto escrito por Bruna Martinelli

Blog

Comentários desabilitados.