Criado para perpetuar e fortalecer o elo entre os jovens que já passaram pelo Projete, o Alumni se tornou uma comunidade para dar continuidade em ideias que transformam

Apesar de recente – em atividade desde 2019 – o Projete Alumni é uma vertente para que Projete e ex-alunos não percam contato e possam desenvolver ainda mais projetos que interferem na sociedade. A comunidade criada exclusivamente para alunos já formados pelo curso tem trazido resultados significativos e ajudado pessoas fora do círculo social.

Fundado pelo integrante do comitê gestor Jonas Mariano Ricobello, o Alumni tem como intuito reforçar valores e habilidades já exercidos no Projete, para que o jovem não perca a prática de trabalhar a empatia, a tecnologia, a transformação e a criatividade.

Começando com uma espécie de design thinking, os jovens expõem suas demandas que são orientadas através de voluntários e outros ex-alunos.

“Com técnicas vamos moldando essa demanda até chegar em um produto, e se a gente entende que um produto faz sentido, conversamos com uns parceiros para ver se esse produto pode ser desenvolvido e colocar os próprios Alumnis para trabalhar. A ideia do Alumni é sem barreiras, você coloca o convidado a pensar como se não existisse barreira alguma. É como onde ele gostaria de acertar caso mirasse na lua. Como o Projete tem uma grade programada e já definida, no Alumni quisemos propor uma liberdade para que possam trazer temas que fazem muito sentido para eles”, explica Jonas.

Neste ano, jovens integrantes do Alumni desenvolveram diversos projetos e intervenções que ajudaram comunidades, outros ex-alunos e até mesmo jovens não integrantes do Projete. Confira:

Projete Solidariedade: movimento de arrecadação de produtos de higiene, alimentos, roupas, máscaras e álcool gel para comunidades carentes em Ribeirão Preto durante a situação de pandemia e isolamento social. As duas ações juntaram em torno de 932 produtos.

Projete Empregabilidade: curso que capacitou torno de 30 jovens que passaram pelo Projete e se encontravam desempregados para o mercado de trabalho com análise e construção de currículo e simulação de entrevistas realizadas por voluntários de empresas parceiras.

Projete sua Trilha: programa online e ao vivo criado para debater sobre profissões e universidades tanto com os ex-alunos, como os integrantes e não integrantes do curso. Semanalmente profissionais de diversas áreas são convidados para conversar com jovens pelo canal do Youtube do Projete compartilhando experiências e esclarecendo dúvidas.

Empreenda-se e Pontapé: A mais recente parceria com o Núcleo USP traz dois cursos voltados a área de empreendedorismo. Aberto ao público, o conteúdo se baseia para o perfil do jovem que já tem um pequeno negócio e pretende expandir -empreenda-se- e para o jovem que ainda não empreendeu, mas sonha em dar os primeiros passos -pontapé-.

Texto escrito por Bruna Martinelli

Blog

Comentários desabilitados.