A SingularityU, universidade norte-americana da California, realizou o evento Ideatech, que teve o Projete como parceiro na captação de jovens da nossa comunidade para integrarem o programa e terem o primeiro contato com as novas tecnologias, realizando desafios baseados na ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da ONU.

Ocorrido nos dias 29 e 30 de maio, alunos de escolas públicas e particulares participaram de 4 oficinas: mapeamento do problema, validação da dor, ideação e pitch. Cada oficina tinha duração de 10 minutos, e os jovens tinham uma missão a ser cumprida para ajudar a aplicar os conteúdos aprendidos e resolver o desafio ao final com a criação de um projeto.

Foram várias tecnologias aplicadas, entre elas estão: inteligência artificial (IA), blockchain, realidade mista, 5g e IOT (Internet das Coisas).

Dos diversos jovens da comunidade Projete, as integrantes Sara Lopes e Gabriela Batista foram destaques ao ganhar bolsa 100% sorteadas durante o evento. Sara, de 20 anos, estudante do primeiro colegial e mãe, conseguiu uma bolsa para estudar durante todo o ano na escola de redação Puntel, com computador cedido pelo Projete.

“O Projete veio para mostrar que eu sou capaz, que eu consigo, veio para me empurrar e abrir os meus olhos dizendo que eu tenho futuro sim. Eu agradeço a cada colaborador que leva internet para casa de quem não tem, as pessoas que dão o material, que acordam cedo aos sábados para entregar os conteúdos. Eu agradeço a todos muito, pois foi através do Projete que minha vida mudou. Foi pouco tempo para muita coisa boa que aconteceu”, comenta Sara.

Já Gabriela, 17 anos, estudante do terceiro ano do ensino médio foi contemplada com um ano de bolsa para estudar na escola alternativa Kick, que irá aprimorar seu conhecimento em hard skills da tecnologia e reforçar competências socioemocionais com material também cedido pela equipe Projete.

“Eu me inscrevi e depois a Juliana veio falar comigo, perguntou se eu estava interessada mesmo, se eu não ia desistir depois que começasse a ficar difícil. Eu disse que não sou de desistir, então fui aceita. Eu amo desafios e acho que a bolsa na Kick vai me ajudar muito”, conta.

O Ideatech terá novas datas e a parceria com o Projete permanece nos próximos projetos realizados para disponibilizar mais vagas aos jovens da comunidade, tanto da turma 2021 como Alumnis.

Uncategorized

Comentários desabilitados.