Mentoria: um papel de orientação e inspiração

O cargo de mentor é sempre muito comentado devido a sua grande importância – assim como os demais setores – no Projete. Sua influência e contato com os jovens é um dos principais canais diretos para transmitirmos todos os valores que queremos que os integrantes adquiram ao longo da sua trajetória na comunidade. Entre os grandes exemplos, está o mentor Clayton Alves dos Santos, Gerente Reg. De Vendas e Pós-Vendas da Honda Lagosan.

Clayton Santos
Honda Lago San

“Poder compartilhar nossas experiências de vida, nossos acertos, mas principalmente nossos erros, permitiu que estes jovens sentissem mais confiança e vontade de superar as limitações da vida”, comenta.

Morando em Bauru, a pandemia lhe trouxe a oportunidade de participar do Projete no ano passado em 5 mentorias, e desde então se tornou um membro ativo na equipe e muito querido pelos jovens.

Entre os segredos para se tornar um bom mentor, está o preparo. Existem três requisitos básicos a serem considerados: desejo de ajudar o próximo; humildade e coragem para falar dos fracassos e coragem para falar a verdade sobre as dificuldades; comunicação assertiva simplificando a compreensão e aplicação do conteúdo ao dia a dia dos jovens.

“Ter esta experiência de ajudar sem esperar nada em troca é algo que engrandece a nossa alma e nos torna pessoas melhores e muito mais fortes. Tenha a coragem de sair da ‘vontade de ajudar’ para uma decisão, pois sua contribuição pode ser determinante para o sucesso de um jovem no futuro”, finaliza Clayton.

Erika Binatti
Ourofino Agro

Para a Analista de Controladoria da Ourofino Agrociência Erika Binatti, mentora desde 2020, estar disponível tanto com o tempo quanto com a vontade de ajudar e estudar muito o conteúdo a ser passado ajudam a tornar a mentoria um momento de sucesso e compreensão, além da troca com os jovens.

“Ser um mentor é contribuir com a nossa sociedade, é nos colocar como responsáveis pela formação desses jovens que são o nosso futuro. O Projete é totalmente focado em direcionar os jovens para os estudos, mercado de trabalho e principalmente, em como quebrar barreiras e romper ciclos. Fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes, como diria Einstein é uma loucura. Então se queremos um país diferente, precisamos nos mexer”, comenta.

Vitor Breda
Ourofino Agro

O mentor Vitor Breda, analista de crédito da mesma empresa, entende que o ofício de introduzir os jovens no mundo acadêmico e profissional é uma responsabilidade gratificante, que deveria ser praticada por todos que se interessam em transformar futuros.

“Creio que empenho em ajudar os jovens em seu processo de crescimento e construção de seus projetos de vida seja o essencial para se tornar um mentor. Ajudá-los a buscar seus objetivos. Mostrar sua própria história, evidenciando que a jornada não é fácil, mas passível de sucesso”, conclui.

Veja depoimentos de mais mentores que fazem a diferença:

Evandro Viana
ValorUp

“O papel do mentor é contribuir com a preparação de conteúdos que possam facilitar a assimilação dos jovens de cada tópico ou atividade das apostilas do Projete. Além disso, durante as mentorias, há uma rica troca de experiências dos mentores para os jovens, visando contribuir com sua própria vivência pessoal e profissional.

Para mim ser mentor do Projete é extremamente gratificante, na medida em que posso transmitir um pouco do que vivenciei e aprendi durante toda a carreira, contribuindo para cada etapa do programa. É também bastante prazeroso a mentoria em si e tem uma energia incrível!”, Evandro Viana, mentor e voluntário da Valor Up.

“Mentor, ele transmite o conhecimento e está aprendendo com o processo. E para mim, está sendo um aprendizado mais do que transmitir o conhecimento. Acompanho o Projete desde o início que a empresa começou a participar, já participei 4 vezes de mentorias no Projete, o aprendizado é saber ouvir os jovens, sonhar com eles, e saber que tudo tem seu tempo, e que com esforço tudo acontece. É sempre um prazer participar deste projeto”, Vanessa Silva, mentora e voluntária da Honda Lago-San. 

Uncategorized

Comentários desabilitados.